10 de dezembro de 2013

EMI-Petrópolis realizará IV Mostra de Audiovisual


Entre os dias 09 e 13 de dezembro, as turmas do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo, do Colégio Estadual Dom Pedro II, em Petrópolis, realizarão a IV Mostra de Audiovisual. A edição deste ano contará com oficinas, mesas temáticas e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

“Além disso, escolas e outras instituições da região foram convidadas para participar do evento. Esses parceiros exibirão vídeos próprios e estarão presentes em momentos de debate durante o evento”, acrescentou a professora Elaine Mayworm.

O evento acontecerá em quatro espaços diferentes: nos dias 09, 10 e 11, a partir das 9h, os jovens participarão de oficinas e salas temáticas de discussão na unidade escolar. A partir das 13h, as sessões de exibição de trabalhos e mesas de debate acontecerão no cine-teatro do Museu Imperial e serão abertas ao público.

Já no dia 12, uma maratona de filmes fará parte da programação. As sessões acontecerão no Cinemax do Mercado Estação e terão início às 14h. Serão exibidos: Dores de amores (2013), do diretor Raphael Vieira, que participará de um debate após a sessão, A batalha do passinho (2013), com a presença do diretor Emílio Domingos e, para encerrar, Somos tão jovens (2013) - filme inspirado na trajetória da banda Legião Urbana -, também seguido de debate com o co-roteirista e produtor associado do longa-metragem, Luiz Fernando Borges.

O último dia da Mostra será marcado por um encontro de educadores no auditório da Universidade Católica de Petrópolis e contará com a presença do subsecretário de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antônio Vieira Neto.

2 de dezembro de 2013

Sessão Exclusiva - Corda Bamba

Nos dias 21 e 22 de novembro, o CAp-UERJ levou suas turmas do Ensino Fundamental para assistir sessões exclusivas do filme "CORDA BAMBA - História de uma menina equilibrista" no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo - RJ (o antigo Arteplex), com direito à debate (e muitas fotos) com o diretor Eduardo Goldenstein e a atriz Bia Goldenstein, que é protagonista do longa e filha do diretor.

Inspirado no livro "Corda bamba", de Lygia Bojunga, o filme conta a história de Maria (Bia Goldenstein), uma menina de 10 anos que, por ser filha de pais equilibristas, foi criada no circo. Após um tempo vivendo com os padrinhos, Foguinho (Augusto Madeira) e Barbuda (Cláudio Mendes), se vê obrigada a ir para cidade grande morar com a avó (Stela Freitas), e começa a ter dificuldades em lembrar do seu passado. Da janela de seu quarto, uma corda bamba é a conexão entre o real e o imaginário que a faz recuperar as lembranças e seguir adiante.